Stella Maris : site oficial do clube de basquete de Peniche - clubeo

A Secção

Conscientes da grande necessidade e das aspirações da população do concelho, na prática do desporto em geral e do basquetebol em particular, tem sido propósito da nossa Secção, unir esforços e somar meios e experiências no sentido da obtenção de tão ambiciosos objectivos.

O sucesso de um trabalho desta envergadura tem passado pela integração responsável dos esforços e empenhamento de várias instituições, designadamente do Clube Stella Maris de Peniche (onde se incluem técnicos, seccionistas, directores e pais), da Câmara Municipal de Peniche e da Associação de Basquetebol de Leiria (ABL), que visa a valorização da modalidade e rentabilidade dos recursos em prol da juventude do concelho.

Este empenho tem como objectivo o desenvolvimento integrado do basquetebol no concelho, através da coordenação de acções, da racionalização da utilização das estruturas, da optimização dos meios materiais e humanos existentes, em particular, no clube e no município onde estamos inseridos, de modo a permitir o progresso desportivo.

 Pretende-se com a colaboração de todos os agentes, que intervenham directa ou indirectamente, o alargamento quantitativo da modalidade, procurando estabelecer um meio de acção que unifique a prática do basquetebol, com o objectivo de aumentar o número de praticantes envolvidos.

 Uma questão importante que temos procurado ter em conta é a qualidade da formação dos vários agentes do ensino, em conformidade com as suas vivências e níveis académicos anteriores.

Por fim, a criação de condições locais para a prática do basquetebol é determinante para o nosso sucesso.

As grandes finalidades deste plano são:

  • Contemplar os diferentes níveis de prática desportiva:

  • O desporto espetáculo (alta competição);

  • O desporto formativo (Centros/Escolas de treino);

  • A ocupação de tempos livres, lazer e manutenção;

  • A dinamização da prática desportiva geral e do basquetebol em particular, abrangendo um vasto leque de população com repercussão na comunicação social;

  • Promover a organização coordenada e a prática integrada de atuação, entre as diversas estruturas, sem que a natural autonomia de cada uma delas seja posta em causa; e

  • Procurar motivar os jovens através da prática desportiva de forma regular e adaptada, fixando hábitos e atitudes que os valorizem.

 Em resumo, faz parte dos nossos objetivos poder contribuir para a aquisição de bens de cultura numa perspetiva educativa de valorização da Pessoa Humana, em que o basquetebol, através das metas traçadas, se esbaterá nas finalidades coerentes de qualquer sistema formativo.

Do atrás exposto, poderá então afirmar-se que são objetivos gerais da Secção de Basquetebol:

  • Melhorar as condições de vida da população do concelho;

  • Proporcionar a todas as camadas da população a oportunidade de praticarem desporto;

  • Alargar o número de praticantes de basquetebol;

  • Veicular uma conceção de desporto que contribua para a melhor formação da personalidade do indivíduo;

  • Criar condições que permitam o melhoramento das performances daqueles que, de algum modo, possam vir a ser praticantes de elite (percurso para a alta competição).

Queremos, fundamentalmente, estar de mãos dados com a formação, quer no âmbito humano, quer social e desportivo, tendo como base de todo o processo a Escola. É dessa relação Clube/Escola/Autarquia que esperamos alcançar o mérito e a excelência, que tornarão este projeto, no âmbito do basquetebol, pelo seu enorme alcance junto de largas centenas de jovens e da população em geral, num pilar indispensável para a tripla dimensão formativa: Social, Desportiva e de Ocupação de Tempos Livres.